Por que devemos estar atentos à visão das crianças? 2

Por que devemos estar atentos à visão das crianças?

Por que devemos estar atentos à visão das crianças? Sabemos que durante a infância todo o corpo passa por mudanças constantes, e com os olhos não é diferente.

A visão vai gradativamente melhorando desde o nascimento, porém às vezes algumas doenças podem prejudicar esse desenvolvimento. Embora raro, os bebês podem apresentar catarata, glaucoma, estrabismo, algumas má formações ou até mesmo tumores nos olhos. Por isso, é importante leva-los para avaliação oftalmológica desde cedo porque eles não têm como referir que não estão enxergando, e muitas vezes essas alterações não apresentam sinais ou sintomas.

Importante lembrar que é essencial o diagnóstico precoce, pois isso permitirá que a criança desenvolva a visão adequadamente após o tratamento.

Por que devemos estar atentos à visão das crianças?

A medida que a criança cresce é importante que o exame se torne uma rotina, pois ainda que não apresente nenhuma alteração grave, é preciso saber se ela enxerga bem. Muitas vezes a criança não sabe referir se ela vê bem ou não, porque não possui um referencial do que é considerado normal. A baixa visão na infância pode se manifestar através de situações como baixo rendimento escolar, dificuldade de concentração ou desenvolvimento abaixo do esperado em atividades físicas. Não é raro vermos a criança melhorar o seu desempenho em todas as áreas da sua vida, inclusive a sua auto-estima, após melhora da visão.

O cérebro tem a capacidade de desenvolver bem a visão até em torno dos seis anos de vida, por isso, mesmo na fase pré-escolar a criança deve ser examinada. Caso passe dessa fase, ainda que os óculos sejam prescritos, provavelmente a visão não irá melhorar muito.

Por que devemos estar atentos à visão das crianças? 3

De maneira geral, priorizamos a prescrição de óculos para crianças, por questões de praticidade e por ser uma forma menos invasiva de melhorar a sua visão. Armações e lentes mais resistentes são ideais para essas ocasiões. Porém existem algumas situações em que os óculos não têm um bom resultado visual. Algumas crianças possuem graus muito altos, ou possuem uma grande diferença de grau entre os olhos, ou apresentam alguma alteração em que o uso dos óculos não melhora a visão com eficiência (o ceratocone é uma delas). Nesses casos, a lente de contato ajuda na melhora da qualidade de visão. Claro que essa decisão é tomada em conjunto com os pais ou responsáveis, pois demanda um cuidado muito maior, já que as lentes estarão em contato direto com os olhos. A cirurgia a laser para correção do grau não é indicada para crianças, visto que este ainda sofre muitas modificações até a idade adulta.

Ainda sobre o uso das lentes de contato, e isso vale para a infância e adolescência também, é a sua indicação para a prática de esportes, o que vem se tornando cada vez mais comum. Mesmo que não se encaixe nas situações que citei anteriormente, as lentes são mais seguras para esse momento porque não expõem o indivíduo a situações inesperadas (gotas de suor nos óculos e quebra ou queda destes). Além disso, é evidente a melhora do desempenho, já que as lentes proporcionam melhora significativa na qualidade e aumento do campo de visão.

Dessa forma, é importante que fiquemos atentos sempre, pois o adequado desenvolvimento da visão na infância começa com uma avaliação oftalmológica precoce.

1 comentário em “Por que devemos estar atentos à visão das crianças?”

  1. Pingback: Olho você conhece o seu? | Dra Helena Costa -Oftalmologista(11) 3159-3344

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma consulta