• Rua Araguari 817 I Sala 33 I Moema
  • Telefone: 5096-1054
  • contato@drahelenacosta.com.br
Como cuidar das minhas lentes de contato? 2

Como cuidar das minhas lentes de contato?

Depois que o teste de adaptação é feito e a lente prescrita, é necessário retornar ao consultório para receber as lentes de contato.

E a partir daí, como será?

A princípio é necessário aprender a manusear as lentes. O Oftalmologista e sua equipe são responsáveis por esse treinamento. É muito importante aprender a colocar e retirá-las para que não machuque o olho, nem danifique a lente.

A higiene é primordial para o usuário de lentes de contato. Sempre que for manipular, lavar bem as mãos com sabonete neutro de preferência e secá-las bem, de preferência com toalha não muito felpuda, para que não fique nenhum resíduo nos dedos. Unhas curtas e limpas sempre!

Se você está começando a usar lentes há pouco tempo, é interessante colocar uma toalha ou uma proteção na bancada da pia, para não perdê-las caso caiam da sua mão.

Importante ressaltar que há produtos específicos para limpeza para cada tipo de lente, seja ela rígida ou gelatinosa. Durante o treinamento recomenda-se o tipo ideal para cada uma. Não se deve usá-los inadequadamente sob risco de danificar e diminuir o tempo de vida útil delas. Em hipótese nenhuma deve-se usar água para limpar as lentes! Há um risco grande de contaminação por um microrganismo muito agressivo, a acantameba! Da mesma forma não se utiliza saliva, água boricada ou qualquer outro produto além do recomendado. A exceção é para o soro fisiológico que pode ser usado para enxaguar as lentes caso apresente alguma reação ou intolerância com os produtos adequados. O soro, porém, deve ser em flaconete, sem conservante, em embalagem de 10 ml e de uso único. Lembre-se que as lentes estão em contato direto com os nossos olhos!

Tão importante quanto limpar as lentes, é limpar diariamente o estojo onde elas ficam armazenadas, e trocá-lo periodicamente (pelo menos uma vez por mês). Não deixe guardado no banheiro. O local precisa ser seco, sem umidade, limpo e protegido do sol.

O uso de colírios lubrificantes é recomendado, pois pode haver queixa de sensação de olho seco, principalmente na fase inicial.

As lentes não ficam totalmente fixas na córnea, elas apresentam alguma movimentação, por isso, principalmente no início, evite movimentos bruscos com os olhos, pois há risco de sair ou cair.

Evite coçar e dormir com as lentes. Isso pode predispor a complicações.

Maquiagem e lentes de contato

Importante fazer higiene de cílios e pálpebras e colocar as lentes antes. Dessa forma há menor possibilidade de algum resíduo da maquiagem ficar entre a córnea e a lente.

As lentes são de uso pessoal. Não compartilhe com ninguém!

Retorne sempre ao seu médico caso tenha dúvidas ou alguma queixa. Dessa forma você irá usufruir das suas lentes da melhor forma!

Abaixo um resumo de como cuidar das suas lentes:

  • Lavar as mãos com sabonete neutro, enxaguá-las e secá-las; manter unhas curtas.
  • Remover lentes dos olhos e limpá-las com solução recomendada, uma por vez. Orientar quanto à necessidade de fricção.
  • Enxaguar as lentes para remoção de restos de detritos com o mesmo produto.
  • Colocá-las em estojo limpo com solução de desinfecção nova até o próximo uso. Deixá-las submersas.
  • Enxaguar as lentes a cada novo uso. Retirar a solução do estojo, lavá-lo pelo menos 1 vez por semana e deixar secar em ambiente limpo e seco.
  • Substituir o estojo em intervalos regulares

2 comentários em “Como cuidar das minhas lentes de contato?”

  1. Pingback: Quais as Indicações para uso de lentes de contato

  2. Pingback: Coronavírus e uso de lentes de contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *