• Rua Araguari 817 I Sala 33 I Moema
  • Telefone: 5096-1054
  • contato@drahelenacosta.com.br
Indicações para uso de lentes de contato? 2

Indicações para uso de lentes de contato?

A lente de contato é uma importante ferramenta para reabilitação visual no dia a dia do Oftalmologista.

Durante a consulta, a princípio, colhemos algumas informações importantes do paciente, como por exemplo qual o objetivo, a razão pela qual se deseja usar lentes. Se é para melhorar a qualidade da visão, para a prática de esportes, corrigir algum defeito dos olhos, ou simplesmente estético. Avaliamos em seguida as expectativas do paciente para que ele entenda o que as lentes de contato podem oferecer de fato, os seus benefícios reais.

O ambiente ao qual se está exposto seja em casa, no trabalho ou locais que se costuma frequentar também são dados importantes para avaliarmos o risco de uma provável complicação. Pessoas que estejam expostas constantemente a locais com muitas partículas em suspensão, produtos químicos, ambientes muito secos podem não ser boas candidatas ao uso das lentes.

Avaliamos também a condição de saúde do nosso paciente. Se faz algum tipo de tratamento, pois algumas doenças podem diminuir a tolerância ao uso das lentes como o diabetes mal controlado, as doenças reumatólogicas como a artrite ou lúpus, as alterações da tireóide, as alergias. Importante lembrar que a gestação e a menopausa também podem causar uma menor tolerância ao uso das lentes.

Após essas informações, partimos para o exame oftalmológico, e então definimos se há indicação para adaptar e prescrever as lentes de contato.

E quais são essas indicações para lente de contato afinal?

Óptica: pessoas que tem diagnóstico de miopia, hipermetropia, astigmatismo tem uma melhora considerável da qualidade visual com as lentes de contato. De maneira geral, quanto mais alto o grau, maior o benefício proporcionado pelas lentes, pois elas aumentam o campo de visão, e minimizam as distorções visuais. A presbiopia, a “vista cansada”, que geralmente ocorre após os 40 anos de idade, também pode ser corrigida com lentes de contato.

Pessoas que não toleram o uso de óculos, normalmente por uma grande diferença de grau entre os olhos, também tem indicação para o uso de lentes, pelos mesmos motivos citados anteriormente.

Quando há diagnóstico de ceratocone. A irregularidade da córnea nessa doença leva a astigmatismo elevado e a lente proporciona melhora da visão por uniformizar essa alteração.

Outras situações como pacientes submetidos a cirurgias oftalmológicas que não tiveram melhora satisfatória da visão, pacientes com histórico de trauma ocular e que apresentam cicatrizes e deformidades na córnea, também se beneficiam do uso das lentes com melhora significativa da visão.

Estética: pessoas que desejam independência do uso dos óculos para atividades como uso em eventos sociais ou prática de esportes.

Cosmética: utilizadas em situações onde se utiliza lentes que modificam a cor ou disfarçam deformidades, cicatrizes ou algumas anomalias da córnea ou da íris. São consideradas próteses.

Por esses motivos a adaptação de lentes de contato é considerada pelo Conselho Federal de Medicina como ato médico, pois as suas indicações e implicações são inúmeras.

Se você se encaixa em algumas dessas situações descritas e tem interesse em usar lentes de contato, procure ajuda de um profissional especializado para avaliação adequada do seu caso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *