Visão Monocular 2

Visão Monocular

O que é visão Monocular?

Denomina-se visão monocular a situação onde o indivíduo tem a capacidade de enxergar bem apenas através de um dos olhos. Dentre as causas mais comuns estão algumas doenças como as anomalias congênitas, as doenças infecciosas intraoculares (toxoplasmose), o glaucoma, as doenças da retina ou da córnea, os tumores intraoculares e os traumatismos oculares.

Visão Monocular é uma deficiência?

Pode ser considerada deficiência pois ocasiona perda da noção de profundidade, piora na acuidade visual binocular, bem como diminuição importante do campo visual periférico do indivíduo (em torno de 25%).

Logo que ocorre, a visão monocular causa certas limitações nas atividades diárias do indivíduo devido, principalmente, a dificuldade de localização espacial. Dirigir, caminhar em trajetos mais movimentados e até mesmo exercer algumas atividades laborativas podem ser impraticáveis inicialmente como atividades que requerem trabalho a curta distância do olho, a operação de veículos e os trabalhos que exijam vigilância visual prolongada.

Aos poucos a pessoa consegue adaptar-se a essa situação e tais dificuldades tornam-se mais amenas, embora não deixem de existir. A reabilitação é mais fácil em indivíduos mais jovens, naqueles que tiveram uma perda gradativa da visão e nos que não perderam totalmente a visão no olho atingido.

Legalmente as pessoas com visão monocular podem enquadrar-se no sistema de cotas de portadores de necessidades especiais nas empresas, bem como nos concursos públicos.

É importante frisar que embora normalmente a visão monocular seja algo irreversível, é importante que o paciente mantenha o acompanhamento oftalmológico para avaliação de rotina e prevenção de doenças no olho que mantém boa visão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *