maquiagem-olhos-verdes

Lentes de contato X Maquiagem

Lentes de contato x maquiagem – Passo a Passo

  1. Lave bem as mãos antes de manusear as lentes!
  2. Higiene dos cílios e pálpebras – antes de colocar as lentes e iniciar a maquiagem é importante limpar adequadamente o rosto, com especial atenção para as pálpebras e os cílios, utilizando produtos específicos, sabonete facial ou shampoo neutro infantil, a fim de remover oleosidade excessiva da pele, secreções e outras impurezas. Importante lembrar que não é necessário esfregar os olhos durante a higiene, ela deve ser feita suavemente para não irritar ou machucar a pele. Evite também demaquilantes oleosos que podem ficar depositados na borda da pálpebra, danificando as lentes.
  3. Coloque as lentes antes de iniciar a maquiagem – isso reduz o risco de sujá-las e da presença de partículas da maquiagem entre a córnea e a lente, que pode causar inflamação e visão borrada. No caso de já haver dificuldade para visão de perto, use espelhos com magnificação da imagem.
  4. Remova as lentes antes de retirar a maquiagem – por motivos semelhantes ao item anterior.
  5. Priorize o uso de produtos sem perfume e hipoalergênicos – reduz a possibilidade de reações inflamatórias ou alérgicas que podem ser potencializadas com o uso das lentes.
  6. Use pós faciais e sombras compactos – as partículas soltas do pó facial e da sombra podem se depositar entre o olho e a lente causando irritação. Os produtos de consistência líquida, oleosa ou cremosa não possuem esse risco, porém são mais difíceis de remover caso entrem em contato com as lentes.
  7. Use delineadores tipo lápis – o risco de entrar em contato com as lentes é menor. Caso use os de consistência líquida, dê preferência aos que são à base de água, mais fáceis de remover. Lembrar que não devem ser utilizados na linha interna das pálpebras que fica sob os cílios; dessa forma reduz-se a possibilidade de inflamações.
  8. Use máscara para cílios resistente à agua – evite as que são à prova d’água, mais difíceis de ser removidas e que normalmente necessitam de produtos oleosos para sua retirada. Importante lembrar que a máscara deve ser aplicada um pouco acima da base dos cílios para que não entre em contato com as lentes.
  9. Lave os pincéis e escovinhas frequentemente – importante manter a higiene desses acessórios. A cada 3 meses é importante trocá-los. Isso reduz o risco de inflamações das pálpebras.
  10. Não compartilhe a sua maquiagem – ela é de uso pessoal!
  11. Se ainda assim a maquiagem entrar em contato com o olho ou com a lente, retire-a, faça a limpeza com a solução adequada, instile colírio lubrificante no olho, e recomece.
  12. Não use as lentes de contato ou maquiagem caso os olhos ou as pálpebras estejam vermelhos, inchados ou doloridos.
  13. Procure o seu Oftalmologista para esclarecer suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *